APOIO OPERACIONAL

FAB participa da Operação Gota e realiza EVAM de um bebê no Amazonas

De 10/05 a 07/06, a ação atendeu 50 comunidades e 4.333 pessoas foram vacinadas
Publicada em: 16/06/2023 14:07
Imprimir
Fonte: 7º/8º GAv, por Tenente Catherine
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Gabrielle Varela

A Força Aérea Brasileira (FAB) integrou, de 10/05 a 07/06, a Operação Gota Médio Solimões, por meio do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN). O objetivo da operação foi controlar e manter a eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis em todo o território brasileiro, contribuindo para a qualidade de vida da população. A intenção foi, por meio das aeronaves da FAB, promover o transporte de profissionais de saúde e de vacinas até comunidades de difícil acesso.

O 7º/8º GAV realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um bebê da aldeia Boca do Biá que necessitava de atendimento médico emergencial. O quadro da criança era grave, com sintomas de pneumonia e baixa saturação de oxigênio no sangue. Diante da urgência, a tripulação, com o auxílio da equipe médica do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), realizou a EVAM da criança até Carauari (AM), onde embarcou em uma aeronave C-97 do Sétimo Esquadrão de Transporte (7º ETA) até o município de Tefé (AM).

O Tenente Aviador André Victor Leal Caldeira, Comandante da aeronave na EVAM, relatou que “ter a oportunidade de salvar uma vida é algo gratificante para todos nós. Muitos esperam por esse momento desde que entramos nas fileiras da FAB e hoje pudemos fazer a diferença na vida dessa criança”.

Para o Comandante do 7º/8º GAv, Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, é “uma honra ver que o Esquadrão segue fazendo a diferença nas vidas de muitos brasileiros da nossa Amazônia. No ano de 2023, esta é mais uma criança que salvamos, e isso serve de combustível para que continuemos sempre prontos para servir ao País”.

Os voos, realizados com o helicóptero H-60L Black Hawk, saíram dos municípios de Eirunepé (AM) e Carauari (AM). Devido à impossibilidade de acesso fluvial às localidades, a ação conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa é fundamental para levar a presença do Estado nessas comunidades.

Caracterizada por ser uma região com meteorologia instável e complexos locais de pouso, essa operação só foi possível devido ao transporte de vacinadores, subordinados ao DSEI e de materiais utilizados para a vacinação, por meio de helicópteros da FAB. Também foram atendidas comunidades indígenas de diversas etnias, por exemplo: Kunamari, Kulina, Deni, Katukina e Kocama.

O Comandante da aeronave Black Hawk, Capitão Aviador Tiago Vargas Nascimento Silva, falou sobre a sensação de fazer parte deste tipo de missão. “O sentimento é de muita satisfação profissional e pessoal. Estamos ajudando a levar esperança aos brasileiros que vivem em uma das regiões mais remotas do país”, relatou.

A Operação Gota atendeu 50 comunidades, 4.333 pessoas foram vacinadas e 3.706 vacinas aplicadas.

Fotos: Capitão Vargas, Tenente Caldeira e Tenente Evarist / 7º/8º GAV

imagens/original/45679/Atena_1.jpg